Audiometria de Campo

Teste auditivo que se utiliza de caixa sonora posicionada próximo ao paciente. Indicado para avaliação infantil e para ganho funcional de usuários de aparelhos auditivos.

Audiometria vocal

Teste auditivo de fala. Utilizando de uma lista de palavras padronizadas, com o objetivo de avaliar detecção, discriminação e compreensão. 

Bera - Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico

Teste de fácil realização e objetivo, não-invasivo, indicado para a faixa etaria infantil a adulto. Utilizado de eletrodos aderido a pele (cabeça) e estímulos acústicos no canal auditivo, para a observação dos resultados a nível de nervo auditivo (potencias auditivos).


Breve Conhecimento da Fonoaudiologia

O que é Fonoaudiologia?

Conhecida por sua atuação em voz e fala, a Fonoaudiologia não se restringe a isso.É a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade.
 

Áreas de atuação

São 7, as áreas da Fonoaudiologia:

Audição;
Disfagia;
Fonoaudiologia Educacional;
Linguagem;
Motricidade Orofacial;
Saúde Coletiva;
Voz.

Eletrofisiológica da Audição

O sistema nervoso auditivo central pode ser avaliado por técnicas comportamentais e eletrofisiológicas. As comportamentais avaliam aspectos como tipo e grau de alterações das habilidades auditivas, enquanto as eletrofisiológicas são melhores para avaliar a fisiologia e o local da lesão ou disfunção.

Entre os exames eletrofisiológicos que disponibilizamos em nossa clinica estão eles: 

  • EMISSÕES OTOACÚSTICAS TRANSIENTES ou (teste da orelhinha);
  • EMISSÕES OTOACÚSTICA POR PRODUTO DE DISTORÇÃO;
  • PEATE/BERA – POTENCIAL AUDITIVO EVOCADO DO TRONCO ENCEFÁLICO;
  • ASSR – RESPOSTA AUDITIVA DE ESTADO ESTÁVEL;
  • ECochG – ELETROCOCLEOGRAFIA.

Utilizamos equipamentos inovadores e atualizados: VIVOSONIC INTEGRITY V500 (EOA / BERA / ASSR / ECOCHG).

Emissão Otoacústica (EOA)

Teste de fácil realização e objetivo, não-invasivo, indicado para a faixa etária infantil a adulto. Utilizando de uma sonda que imitira estímulos sonoros no canal auditivo, para a observação dos resultados emitidos do próprio ouvido (cóclea).
 

Imitanciometria

Teste de fácil realização e objetivo, utilizando de uma sonda que imitira estímulos sonoros e pressão de ar. Tendo como resultado a timpanometria (que avaliada a cadeia ossicular) e reflexos acústicos (de pares cranianos), com finalidades de detectar patologias de orelha media.

Perda Auditiva

Diminuição gradual associada a processo de envelhecimento, metabólico, exposição continua a ruído e definitiva decorrente de processo cirúrgico, traumatismo craniano, etc ...
 

Processamento Auditivo Central (PAC)

Teste auditivo que avalia como o paciente esta processando a informação falada, não-invasivo, indicado para pacientes a partir dos 7 anos de idade, devido a orientação e compreensão do exame. Tendo com resultado informações das vias auditivas centrais (áreas auditivas especificas do cérebro).

Provas da Função Tubária

Teste de fácil realização e objetivo, utilizando a sonda da imitanciometria e manobras para o exame (goles de água), tendo como objetivo avaliar alterações de orelha media e função tubaria.

Reabilitação Vestibular ou Labiríntica

Finalidade de reabilitar o equilíbrio corporal através de exercícios que auxiliam na função labiríntica. 

Respiração Oral

Comportamento adaptativo, devido alterações funcionais ou estruturais que interferem na respiração nasal, a mais eficiente e funcional.

Teste Audiológicos Completos Infantil e Adulto

O funcionamento auditivo e associado a atividades complexas para identificação dos sons da fala tais como: discriminação, localização, tempo de estimulo auditivo e compreensão. Alem da necessidade da integridade e maturação do sistema nervoso associado as informações auditivas.

Sendo assim, quaisquer agravos a nível auditivo principalmente nas etapas inicias de aquisição e desenvolvimento de uma criança, repercutirá danos no seu desenvolvimento auditivo e de linguagem.          

Utilizamos para testes audiológicos: 

  • Audiometria de observação comportamental (Reflexo Cocleo-palpebral e bandinha musical)
  • Audiometria tonal limiar infantil condicionada (Peep Show)
  • Audiometria tonal com reforço visual (VRA)                                 
    • Audiometria tonal
    • Audiometria vocal ( limiar de recepção de fala (LRF) e índice de reconheciemento de fala (IRF)).
    • Audiometria para ganho funcional (para aparelhos auditivos)
    • Impedanciometria (Timpanometria e pesquisa do Reflexo Estapediano)
    • Reflexo Decay
    • Prova da Funcao Tubaria. 

EQUIPAMENTOS AUDIOLÓGICOS:

AUDIOMETRO:

  • MADSON ITERA II.
  • SISTEMA DE CAMPO LIVRE (CLE-100).

IMPEDANCIOMETRO:

  • MADSON OTOFLEX 100 (MULTI-CANAL).

Teste de Aparelhos Auditivos

Os aparelhos de amplificação sonora (AASI)  proporciona mais qualidade de vida para pessoas candidata a amplificacao sonora possibilitando melhora em todas as situações auditivas.

Nos dias atuais as empresa do ramo audiologicos apresentam soluções inovadoras e com melhor tecnológica. Entre elas:

  • Maior velocidade de processamento;
  • Menor tamanho;
  • Maior memória;
  • Tecnologia sem fio avançada;
  • Troca exclusiva de dados / banda larga;
  • Programação mais flexível e confiável;
  • Proteção contra umidade e poeira.

Teste de Prótese Auditiva

Teste que utiliza-se de recurso eletrônicos, para dar suporte auditivos a reabilitação auditiva, por comprometimento decorrente de patologias, fator hereditário, cirurgia otológicas, etc ...
 

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Transtorno que gera dificuldade de atenção, inquietude, impulsividade e distração. Por motivo de características neurofisiológicas do cérebro com origem na fase infantil ate a vida adulta.

Transtornos Cognitivos

Transtorno que interfere diretamente na construção de conceitos, contextos, imagem, ou seja, associado a formação do vocabulário do individuo, para representações sociais e comunicativos.

Transtornos da Audição

Transtorno auditivo que influencia as etapas das habilidades auditivas (detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão), gerando alteração ou atraso no desenvolvimento de linguagem, pois a audição tem um papel fundamental.

Transtornos da Linguagem

Transtorno que impeça a comunicação e interação social, apresentando desvios anormais de aquisição de linguagem. Tais como: demora para falar, isolamento, vocabulário restrito, etc ...

Trauma Craniano

Decorrente de um impacto no cérebro, por motivos externos: quedas da própria altura, acidentes automobilísticos, etc. Gerando danos irreversíveis, devido abaixa capacidade de regeneração cerebral.

Vectoeletronistagmografia (Vecto ou Veng)

Teste objetivo e não-invasivo. Observa-se informações do sistema visual (nistagmos oculares) induzidos por provas vestibulares, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico das vertigens ou desequilíbrio corporal.