Fonocirurgias
Técnicas cirúrgicas corrigem problemas e características da voz
O procedimento mais indicado para esses profissionais são as fonocirurgias, muito procuradas por jovens executivos.
É cada vez mais comum pessoas se submeterem a cirurgias para modificar a voz. Muitas vezes, a voz pode não ser adequada para o tipo de trabalho exercido, podendo variar em relação à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características.
O procedimento mais indicado para esses profissionais são as fonocirurgias, muito procuradas por jovens executivos, que cada vez mais cedo ocupam lugares de destaque e ainda possuem uma voz pouco madura. Outro exemplo são os transexuais, que podem com o procedimento obter uma voz com características femininas.
Segundo o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André desde a década de 1960 já existem cirurgias que melhoram a qualidade vocal e atualmente são mais delicadas com resultado funcional superior.
“Toda cirurgia laríngea só deve ser proposta após cuidadoso exame de voz e quando forem esgotadas todas as medidas conservadoras”, orienta o médico.
Dentre as fonocirurgias que incluem uma série de procedimentos, a tireoplastia permite ao paciente mudar o timbre, grau de intensidade e qualidade de voz, tudo porque durante o procedimento as mudanças são realizadas no comprimento, tensão e volume das pregas vocais, transformando a voz do paciente.
O procedimento é feito sob anestesia local e durante o pós-operatório o paciente deve manter repouso vocal por cinco dias.
“Poucos pacientes têm conhecimento das fonocirurgias, alguns procuram o otorrinolaringologista espontaneamente e outros por indicação após uma avaliação diagnóstica”, explica o médico.
O procedimento permite a melhora da qualidade vocal, principalmente daqueles pacientes que possuem diferentes tipos de disfonia e com a intervenção serão muito beneficiados. É importante lembrar que cada caso precisa de um estudo específico e detalhado para um diagnóstico preciso.